O papel de cada órgão na temporada
Foi lançada na manhã de terça-feira (18), mais uma edição da "Operação Veraneio", onde os órgãos de segurança pública serão reforçados nas regiões litorâneas ou de estâncias hidrominerais no Estado. Mas fica a dúvida da missão de cada órgão na operação, o que fazem. O Governo do Estado divulgou a responsabilidade de cada um dos órgãos de segurança de Santa Catarina.
Polícia Militar - A Polícia Militar vai atuar em 26 balneários, 17 estâncias hidrominerais e montará um Quartel General no portal de entrada de Santa Catarina, em Dionísio Cerqueira. A corporação irá utilizar um efetivo total de 5.798 policiais em todo o Litoral, 1,1 mil viaturas, 250 motocicletas, dois helicópteros e duas aeronaves de asa fixa, além de 50 embarcações.
Polícia Civil - A Polícia Civil estará presente em 36 cidades, sendo 29 do Litoral e sete do interior e locais com áreas de águas termais e parques aquáticos. Segundo o Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D Ávila, serão mobilizados aproximadamente mil policiais, entre delegados, agentes e escrivães para a operação. Cerca de 400 viaturas estarão disponíveis. Há 105 policiais civis capacitados no idioma espanhol e 15 no idioma inglês, que serão deslocados para as unidades policiais para atender os estrangeiros.
O reforço policial também estará nas investigações e no policiamento velado, em locais turísticos, em grandes eventos e em dias de feriado, como Natal, Réveillon e Carnaval. Na Grande Florianópolis, também receberão uma atenção especial a 7ª, a 8ª e 10ª DPs da Capital, além da Central de Plantão Policial do Norte da Ilha, e das Delegacias da Pinheira e de Governador Celso Ramos, cujas atuações abrangem locais que recebem um grande número de turistas.
Corpo de Bombeiros - A "Operação Veraneio" é atualmente a maior operação anual da corporação. Na edição 2012/2013, a mobilização alcançará durante a temporada 32 cidades, totalizando a cobertura de guarda vidas civis e militares em 142 praias e balneários nas diferentes regiões de Santa Catarina.
Ao todo serão mais de 445 quilômetros de extensão de áreas protegidas para banho, sendo 279 locais de salvamento (156 postos autônomos e 123 pontos atrelados), 39 viaturas de rondas, 18 embarcações do tipo bote inflável com motor de popa, 25 motonáuticas (jet-sky), 11 quadriciclos e 01 helicóptero; além de 150 viaturas operacionais de prontidão nos quartéis espalhados pelos municípios da faixa litorânea.
O Corpo de Bombeiros Militar completou 50 anos de atividades na Operação Veraneio em 2012. O secretário César Grubba acredita que o planejamento das forças de Segurança Pública garantirá o êxito da operação. "A Operação Veraneio é o maior e o mais importante trabalho de integração policial feito pela SSP".
Polícia Federal - A Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal em Santa Catarina vai agilizar os processos de migração dos turistas no Aeroporto Hercílio Luz, fronteira de Dionísio Cerqueira e nos navios de cruzeiros (utilizando sistema online), mediante reforço de Policiais.
Dicas de Prevenção
- Água no umbigo é sinal de perigo (evite banhar-se em áreas profundas e com correnteza);
- Procure praias, balneários, represas e parques aquáticos protegidos por serviço de guarda-vidas;
- Dê atenção especial às crianças (vigilância constante);
- Identifique as crianças pequenas com pulseiras de identificação (elas são distribuídas gratuitamente nos postos de guarda vidas);
- Não entre na água após alimentar-se ou ingerir bebidas alcoólicas;
- Use sempre protetor solar;
- Evite a exposição ao sol no horário das 11 às 16 horas;
- Quando em embarcações, use sempre coletes salva vidas;
- Lugar de crianças é sempre no raso e próxima de adultos;
Respeite as bandeiras de sinalização localizadas nos postos de salvamento:
- Bandeira vermelha significa mar perigoso = não entre na água;
- Bandeira amarela significa mar ruim = muito cuidado ao entrar na água;
- Bandeira verde significa mar bom = divirta-se com responsabilidade;
- Bandeiras vermelhas dispostas na faixa de areia das praias indicam locais perigosos onde você não deve entrar na água (normalmente locais com correntes de retorno);
-Caso sinta-se em perigo dentro da água, mantenha a calma. Tente boiar, chamar a atenção de pessoas próximas e grite por socorro.